Search
domingo 24 janeiro 2021
  • :
  • :

HOMENAGEM IN MEMORIAN

Vereadora Lindolene Lima de Andrade faz homenagem a professora Maria José Sousa Simas, “Zezé”, in memorian

Na primeira sessão ordinária da Câmara, realizada nesta sexta-feira (23/2), a vereadora Lindolene, manifestou profundo pesar e pediu um minuto de silêncio pelo falecimento da professora Maria José Sousa Simas, carinhosamente conhecido pelos monçonenses por “Zezé”, ocorrido no dia 15 de fevereiro.

Na homenagem foi lembrado o belo trabalho na área educacional, exercido pela professora na cidade de Monção. Os vereadores se uniram ao seu pesar e manifestaram profundo respeito à família da professora Maria José, rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados.

MENSAGEM

“AGRADECIMENTO À PROFESSORA ZEZÉ SIMAS, por Lindolene Aragão”

Maria José Sousa Simas nasceu em 24/08/1932. Nesta data se comemora o dia da infância, o dia de Bartolomeu e o dia dos artistas. Sua infância não foi nada fácil, pois perdeu a mãe aos 06 meses de vida e foi morar com seus avós maternos na cidade de Pindaré; não demorou muito seus avós faleceram e nossa professora foi morar em Santa Inês com sua tia Nelza Bastos. Alguns anos depois mudou-se para a cidade de São Luis onde cresceu, estudou e se formou. Bartolomeu foi um discípulo de Jesus e como todo discípulo, tinha a função de pregar o cristianismo, com isso sua trajetória não foi fácil pois também passou por várias cidades. E por fim dia 24 de agosto também se comemora o dia dos ARTISTAS, para os quais encontramos várias definições, sendo uma palavra que defino a Professora Zezé, como uma artista na educação porque recebeu o dom da arte de ensinar.

Em 1957 retornou a Monção, já formada, e começou sua trajetória na educação.

Dona Zezé casou-se com Benedito Simas e teve 06 filhos, dos quais dois já estão na morada do Pai; teve 05 netos e 1 bisneta que não teve o prazer de conhecer porque ainda está no ventre de sua mãe.

A palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por dona Zezé é AGRADECIMENTO.

Agradeço a você pela paciência, pela partilha de conhecimentos, pelos ensinamentos para a vida. Você não somente me ensinou matérias. Você me disciplinou e me aconselhou, você gerenciou atividades, planejou meu futuro e principalmente me fez formadora de opiniões. Você me fez pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de mim sem os seus ensinamentos, que aliado com os dos meus pais, me formaram personalidade do bem.

Professora, você não será esquecida, será lembrada com carinho e ternura. O saudosismo sempre é válido em se tratando de professores.

Sou grata e honrada por ter sido sua aluna, pelos ensinamentos que colhi e pela certeza de contribuição árdua dessa profissional para mudanças significativas e cumprimento de frase tatuada na nossa bandeira: Ordem e Progresso. Professora Zezé também representa uma estrofe do hino Monçonense “TEUS HOMENS PIONEIROS SEMPRE DERAM PROVA DE GRATIDÃO E DEIXARAM PARA OS REMANESCENTES UM EXEMPLO DE GRANDE LIÇÃO”. Você foi pioneira e eu sou exemplo dessa grande lição.

De um coração generoso, dedicado e bondoso, Deus a chamou no último dia 15 de fevereiro para estar a seu lado. 86 anos de uma vida ímpar para todos que a conheceram e viveram ao seu lado.

Com carinho,
Lindolene Lima de Andrade. Vereadora.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support